Pensando Em Criar Sua Loja Online

Pensando Em Criar Sua Loja Online

Em 2019, as vendas no mercado de comércio eletrônico de varejo no mundo totalizaram US $ 3,46 trilhões e as receitas de varejo eletrônico deverão crescer para US $ 6,54 trilhões em 2022, e continuarão a impulsionar o futuro do comércio eletrônico. As transações de vendas no mercado B2B (empresa a empresa) estão definidas para crescer e representarão cerca de 30% de todas as vendas on-line em todo o mundo até 2024. 

Combinados, espera-se que os mercados B2B e B2C (empresa-consumidor) aumentem as vendas na Web em todo o mundo para cerca de US $ 7,1 trilhões, enquanto os mercados ponto a ponto, como eBay e AirBnB, atingirão US $ 240 bilhões em vendas combinadas até 2024. No entanto, área com os mercados globais de crescimento mais rápido será em B2B. 

Atualmente, apenas uma pequena porcentagem do valor anual das vendas B2B online é feita por meio de mercados; no entanto, as empresas estão começando a perceber os benefícios de negociar com parceiros por meio de plataformas de mercado. Nesse sentido, à medida que mais empresas negociam on-line, as vendas globais continuarão a crescer, incluindo uma ampla gama de indústrias e mercados verticais.


Você conhece ou já ouviu falar de SaaS?

O SaaS, ou também conhecido como Software como Serviço, é um modelo de distribuição de software no qual um provedor de serviços hospeda aplicativos via Internet para clientes. O SaaS se enquadra na forma de computação em nuvem. O uso é uma empresa de cobrança baseada em assinatura mensalmente, semestralmente ou anualmente para usar o serviço. Essas assinaturas on-line vêm com seu respectivo suporte técnico e atualizações periódicas; portanto, as empresas SaaS oferecem usabilidade sem atrapalhar os clientes com detalhes. Você acessa o conteúdo por meio de uma interface do navegador da Web e seu conteúdo é hospedado em uma nuvem ou em servidores compartilhados. Existem várias empresas que fornecem esse serviço para o desenvolvimento de mercados, como 123LojasCS-CartNuvemShop e Locaweb, por exemplo.

 

E os plug-ins, como Woocommerce, por exemplo?

Um plug-in é um complemento de software instalado em um programa, aprimorando seus recursos. É uma forma de integração de um aplicativo separado à plataforma principal, pelos próprios proprietários da plataforma ou por terceiros. Por exemplo, você gostaria de adicionar uma ferramenta de marketing por e-mail ao seu negócio de comércio eletrônico e está usando o Shopify ou o Woocommerce para criar seu comércio eletrônico, você pode utilizar o plug-in Quickbooks que funciona perfeitamente com sua loja Shopify ou seu plug-in de contabilidade ou Intercom para criar seu recurso de bate-papo com suporte ao cliente. Várias plataformas de lojas online oferecem um plug-in que pode transformar seu carrinho de compras de comerciante único em uma experiência de carrinho de compras de vários fornecedores. A maioria deles foi desenvolvida por desenvolvedores de terceiros, usando suas respectivas APIs e Webhooks, e esses desenvolvedores cobram uma taxa pelo uso. Agora você entende porque o barato sai caro, quando você precisa de mais recursos para melhorar se negócio?
 

SaaS vs Plugin - qual devo escolher?
Esta é a primeira pergunta que passa pela cabeça das pessoas que estão tentando iniciar seu primeiro mercado on-line de comércio eletrônico. Vai escolher Wordpress? Vá com um provedor de SaaS, como 123Lojas, CS-Cart, Dokan ou Sharetribe, ou através de uma alternativa de plug-in que aumenta sua plataforma para se tornar um mercado para plataformas de lojas online, como Shopify, Magento ou Woocommerce. É fundamental entender as comparações de seus respectivos modelos de entrega de software. A resposta a esta pergunta dependerá de três fatores: 

Preferência do usuário, custos e viabilidade associados aos sistemas de plugins. 

Usar plug-ins independentes é uma ótima opção, mas tem suas limitações. Por exemplo, o construtor de plugins ainda terá que trabalhar dentro dos limites da plataforma de comércio eletrônico para alterar uma experiência do usuário que não seja natural no caso de uso principal da plataforma de comércio eletrônico. Os produtos SaaS do Marketplace dedicados foram criados com a finalidade de a experiência do mercado em mente, para que a experiência do usuário seja projetada desde o início para uma experiência de vários fornecedores. 

Proposição de valor agregado
As soluções SaaS do Marketplace não são significativamente mais caras do que o que a maioria dos desenvolvedores de plug-ins está cobrando pelo download e uso de seu plug-in. No entanto, o risco de falha do aumento do uso de um plug-in em uma plataforma não desenvolvida para ser um mercado torna a solução SaaS de mercado dedicada uma aposta mais segura. Os recursos fornecidos pelo SaaS também permitem que as empresas criem seu próprio mercado de maneira eficiente, porque grande parte do trabalho pesado já foi feito para você - extensões plug-and-play, temas para seu front-end, otimização de site, suporte dedicado, análises e correções de bugs são esses exemplos. 

A opção SaaS é projetada para fins específicos, mas isso não significa necessariamente que a opção alternativa do plug-in deve ser descartada. Ainda é uma boa opção para a construção de um mercado. No entanto, existe o problema de que todos os componentes do plug-in na sua plataforma de escolha podem não necessariamente ser capaz de apertar as mãos adequadamente, ou seja, pode falhar, especialmente em plataformas mais conhecidas. 


Conclusão

As soluções de comércio eletrônico que utilizam SaaS (123Lojas, CS-Cart, Dokan ou Sharetribe) trazem mais benefícios que diferenças e desafios. Ambos têm seu próprio nicho de mercado e histórias de sucesso. Porém muitas pessoas criaram excelentes mercados de comércio eletrônico com baixo orçamento e conhecimento técnico, para expandir seus negócios B2C (empresa-consumidor) em shoppings online como o https://123lojas.com.br