7 tipos de golpes comuns na Black Friday e como evitá-los este ano
O caos anual de varejo que se segue durante a Black Friday pode ser muito para os compradores lidarem como estão. Para piorar as coisas, os últimos anos viram um aumento significativo nos golpes da Black Friday – isso pode ter algo a ver com a crescente preferência do mundo por compras online. De acordo com estatísticas do Adobe Analytics 1 , os compradores online gastaram colossais US$ 110 bilhões entre 1º e 29 de novembro de 2021.
Adicionando ao pandemônio usual da Black Friday, os golpes da Black Friday são uma força formidável a ser enfrentada. Apesar de ter origem nos Estados Unidos, o fenômeno se espalhou pelo mundo. De acordo com o Guardian 2 , os britânicos perderam mais de 15 milhões de libras (17 milhões de dólares) em fraudes no período que antecedeu o Natal de 2020.
Para ajudar a mantê-lo seguro nesta Black Friday, reuni uma lista de golpes da Black Friday a serem observados com uma lista de dicas sobre como evitá-los. Mas primeiro, vamos explorar a história por trás da fascinante tradição da Black Friday – como ela surgiu em primeiro lugar?
Uma breve história da Black Friday
O termo “Black Friday” remonta a 1869 e originalmente não tinha nada a ver com compras pós-Ação de Graças. Em vez disso, marcou o dia em que a diminuição dos preços do ouro levou a um enorme colapso financeiro. Foi iniciado por dois notórios jogadores de Wall Street que compraram o máximo de ouro do país que podiam pagar, na esperança de vendê-lo a preços extorsivos. Quando o público recebeu notícias de sua conspiração, os mercados financeiros caíram em espiral , deixando todos, de financistas de Wall Street a agricultores, muito pior.
A frase “Black Friday” como a conhecemos hoje foi o nome dado à sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, quando os americanos faziam compras caóticas, aproveitando os descontos pós-feriado. O Departamento de Polícia da Filadélfia o chamou de “Black Friday” para descrever o alvoroço público, os congestionamentos densos e as calçadas lotadas.
A Black Friday se espalhou lentamente para a Europa e a Amazon desempenhou um papel importante na popularização dela quando introduziu as ofertas da Black Friday nos mercados europeu e do Reino Unido em 2010 . Para se manter à tona em meio à concorrência acirrada, os varejistas locais rapidamente seguiram o exemplo para não perder os frutos do fenômeno.
Você pode obter scammed compras on-line?
Golpes de compras on-line são uma grande ameaça para os compradores porque pode ser difícil dizer a diferença entre o que é legítimo e o que não é. Os cibercriminosos usam estratégias altamente sofisticadas para imitar sites genuínos e evocar confiança — eles são verdadeiros especialistas. Muitas vezes, é preciso um olhar atento e uma experiência duramente conquistada para saber a diferença entre um discurso de vendas autêntico e um golpe.
Quer melhorar sua segurança online rapidamente? O CyberGhost tem uma das melhores ofertas de VPN da Black Friday . Proteja as conexões de seus dispositivos com nossa criptografia AES de 256 bits inquebrável. Isso evita que bisbilhoteiros o sigam pela web e usem vários ataques cibernéticos para se infiltrar em sua conexão e espionar tudo o que você faz online.
Por que a Black Friday é um alvo para os cibercriminosos?
Entre a ânsia dos compradores em obter ofertas incríveis e o grande número de campanhas de vendas on-line, a Black Friday é o habitat perfeito para os cibercriminosos se misturarem . As pessoas costumam economizar dinheiro para gastar na Black Friday e os golpistas sabem disso.
Quando a Black Friday era puramente física, não era fácil para os golpistas enganar as pessoas, pois os compradores procuravam varejistas confiáveis. Mas com a tendência crescente de compras on-line, é mais fácil para eles se passarem por lojas confiáveis e fazer com que você compre algo que infelizmente nunca chega à sua porta.
O impacto da pandemia
Dados da Sensormatic Solutions 3 mostram que, durante a pandemia, as compras na Black Friday nas lojas caíram 28% e quase 51% dos compradores relataram se sentir ansiosos com as compras físicas. Então, as pessoas fizeram menos compras? Não, eles compraram mais.
De acordo com as estatísticas do Census Bureau, as vendas de comércio eletrônico aumentaram 43% em 2020, durante o auge da pandemia. Embora as pessoas não fossem livres para gastar dinheiro em restaurantes ou ir a bares, elas eram livres para fazer compras on-line o quanto quisessem .
7 tipos de golpes na Black Friday
Os golpistas e os cibercriminosos têm muitas maneiras de induzi-lo a dar dinheiro ou revelar seus detalhes financeiros. Comprar online é sempre arriscado , pois você precisa inserir as informações completas do seu cartão para autorizar os pagamentos. Educar-se sobre os tipos comuns de golpes de Black Friday pode prepará-lo para reconhecê-los. Fiz algumas pesquisas e montei uma lista dos tipos mais comuns:
1. Golpes de phishing da Black Friday
Os golpes de phishing ocorrem quando os cibercriminosos se apresentam como empresas autênticas e enviam e-mails, textos SMS ou mensagens de mídia social para induzi-lo a divulgar informações pessoais ou detalhes de cartão de crédito. Eles também podem enviar links maliciosos que causam estragos em seus dispositivos se você clicar neles. No período que antecede a Black Friday, muitas empresas lançam campanhas de marketing para produtos legítimos, para que os cibercriminosos possam facilmente se camuflar como parte dessa onda.
-
-
-
-
- O que fazer: se você for vítima de um golpe de phishing e estiver preocupado com o risco de suas informações pessoais, entre em contato com seu banco para congelar seu cartão até que o problema seja resolvido. Pode ser necessário cancelar o cartão completamente e solicitar um novo para evitar roubos recorrentes. Altere as senhas da sua conta e certifique-se de executar uma verificação de vírus para remover malware do seu dispositivo.
-
-
-
O uso de um programa antimalware além de uma VPN de alta qualidade pode dificultar que os golpistas tenham como alvo você . Uma VPN oculta seu endereço IP de rastreadores e bisbilhoteiros e, embora não possa protegê-lo se você oferecer livremente suas informações a um golpista, pode tornar menos provável que eles encontrem seu endereço de e-mail em primeiro lugar .
Informações pessoais como endereços, números de telefone e endereços de e-mail são frequentemente encontradas em sites que rastreiam sua atividade. Usar uma VPN pode impedir que isso aconteça.
2. Golpes de não entrega
Golpes de não entrega são quando você compra um produto on-line que nunca é entregue - e nunca seria. Você seleciona o produto, insere os dados do seu cartão e endereço de entrega e pressiona confirmar. O código de rastreamento e o e-mail de confirmação que você esperava receber nunca chegam. Você envia um e-mail para o vendedor, mas ele não responde. Você tenta ligar para o número e não está em serviço. Você acabou de ser enganado.
-
-
-
-
- O que fazer: encontre comprovantes de suas compras e documente suas tentativas fracassadas de entrar em contato com o vendedor. Entre em contato com seu banco ou PayPal para ver o que eles podem fazer para ajudar a evitar mais roubos. Eles podem reverter quaisquer pagamentos que você fez. Pode ser necessário cancelar seu cartão e obter um novo. Entre em contato com a polícia para conscientizá-los sobre o golpe e escreva comentários em fóruns para alertar outras pessoas sobre o golpe.
-
-
-
3. Golpes de caridade falsos
O caloroso espírito natalino deixa você com vontade de dar? Se sim, você não está sozinho, e a pesquisa 4 indica que mais pessoas fazem doações de caridade perto do Natal. Tanto que 31% de todas as doações anuais acontecem em dezembro. E onde quer que haja gastos ou doações online, os cibercriminosos estarão à espreita. Golpes de caridade falsos também são comuns na Black Friday , portanto, certifique-se de que a instituição de caridade para a qual você está doando é legítima.
-
-
-
-
- O que fazer:
- Pesquise o site da instituição beneficente em vez de clicar nos links das promoções
- Verifique se a instituição de caridade é uma ONG registrada
- Veja comentários e fóruns on-line
- Entre em contato com a caridade antes de doar
-
-
-
Se você foi enganado e já forneceu seus dados financeiros, ligue para seu banco para cancelar os pagamentos e alertar as autoridades competentes.
4. Golpes de voucher de Black Friday
Os vales-presente são ótimos presentes de Natal, pois permitem que as pessoas escolham seus produtos favoritos de varejistas que amam. Os golpes de vouchers da Black Friday geralmente oferecem ofertas que são boas demais para ser verdade. Por exemplo, eles podem dizer que se você comprar o voucher hoje, poderá comprar produtos a preços de Black Friday mesmo depois do Natal.
Outros tipos de golpes de vale-presente tentarão obter seu número de vale-presente legítimo, oferecendo ofertas malucas e fingindo ser varejistas genuínos . É por isso que é importante tratar seus vouchers como dinheiro normal – não forneça o número do seu cartão-presente a menos que tenha certeza de que é para o vendedor genuíno.
-
-
-
-
- O que fazer: se você foi vítima de um golpe de voucher da Black Friday e acidentalmente deu o número do seu voucher, pode valer a pena entrar em contato com o vendedor. Há uma chance de o golpista ainda não o ter usado, e você pode cancelar o número em troca de um novo. Não há garantia de que eles irão acomodá-lo, mas quanto mais evidências você reunir, maior a probabilidade de obter ajuda.
-
-
-
5. Chamadores fraudulentos
Nos últimos anos, houve um aumento nos golpes de chamadas. Esses tipos de golpes usam táticas de engenharia social para tentar fazer com que você revele informações pessoais. Essas informações podem ser vendidas na dark web por um bom centavo. Os cibercriminosos o usam para cometer roubo de identidade ou para acessar suas contas pessoais e reter seus dados para resgate.
Os golpes de chamadas da Amazon se tornaram cada vez mais populares em todo o mundo. Eu mesmo tenho experiência com este. Recebi uma ligação e, quando atendi, uma pré-gravação me disse que havia uma cobrança na minha conta Amazon Prime - não tenho uma conta Amazon Prime.
Então uma pessoa entrou na linha e expliquei que não tenho uma conta Amazon Prime. Ele começou a explicar que eu tenho um e que a cobrança aconteceria todos os meses, a menos que eu cancelasse por telefone. Percebi que era golpe e desliguei.
Se eu tivesse deixado a conversa continuar, tenho certeza de que ele teria pedido minhas informações pessoais, incluindo os dados da minha conta bancária. Pesquisei on-line e, com certeza, muitas pessoas foram vítimas disso. Se você receber uma chamada como essa, denuncie-a à Amazon para que eles possam colocar o número na lista negra.
-
-
-
-
- O que fazer: A melhor coisa que você pode fazer se receber um telefonema suspeito é desligar e não se envolver com eles. Quanto mais tempo eles mantiverem você no telefone, mais informações eles provavelmente extrairão de você. Se você tiver alguma dúvida se foi o fornecedor real, entre em contato com eles por meio de um endereço de e-mail oficial ou número de telefone para verificar. Isso também ajudará a alertá-los sobre o golpe e tomar medidas contra ele.
-
-
-
6. Golpes de mídia social
É muito fácil se passar por empresas genuínas nas mídias sociais . Tudo o que você realmente precisa fazer é usar o logotipo da empresa como a foto do perfil e colocar conteúdo falso suficiente para convencer as pessoas. Essas páginas falsas oferecerão algo “gratuito” em troca do preenchimento de uma pesquisa aparentemente inofensiva, na qual você divulga informações pessoais suficientes para que eles tirem vantagem de você.
Esses perfis falsos permanecem online até serem denunciados por um número suficiente de pessoas. Mesmo assim, pode levar algum tempo para a plataforma de mídia social perceber que a conta é fraudulenta e removê-la. Isso é muito tempo para os cibercriminosos conseguirem o que estavam procurando.
7. Golpes de coleta de pacotes falsos
A Black Friday cai na primeira temporada de presentes, e isso geralmente vem com pacotes surpresa chegando à sua porta de entes queridos que enviam presentes. Como a maioria das coisas, há um lado sombrio nisso também. Você pode receber uma ligação ou SMS informando que há um pacote para você coletar, mas antes de recolhê-lo, você precisa pagar uma pequena taxa .
Eles fornecem um link para fazer esse pequeno pagamento, e é isso – seus detalhes financeiros são expostos a golpistas . Em geral, você está recebendo uma entrega ou não.
-
-
-
-
- O que fazer: Se você receber uma dessas mensagens de texto, ignore-a. Você também pode verificar o Google para ver se este é um golpe comum. Se você encontrar fóruns com pessoas relatando experiências semelhantes, é quase definitivamente uma farsa. Você também pode entrar em contato com a organização de onde o SMS supostamente está vindo para confirmar se realmente há um pacote esperando por você.
-
-
-
Como evitar golpes na Black Friday
Você pensaria que mudar para compras online seria melhor, já que você está evitando aquelas hordas de compradores brigando pelos mesmos itens. Infelizmente, suas compras na Black Friday agora estão ameaçadas por pessoas que tentam enganá-lo. A melhor coisa que você pode fazer é se informar sobre as táticas comuns de crimes cibernéticos e aprender como evitá-las . Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para evitar golpes de Black Friday.
Conheça as regras de ouro
Quando se trata de evitar golpes, existem algumas “regras de ouro” que você deve seguir. Embora segui-los não torne seu navio de segurança à prova d'água, isso definitivamente o coloca em vantagem e o deixa mais alerta.
Entre ser rigoroso com suas informações pessoais e saber quando um negócio parece bom demais para ser verdade, você já está em uma posição mais segura do que a maioria.
Compre apenas com vendedores confiáveis
Enquanto novos vendedores legítimos estão surgindo o tempo todo, faça sua pesquisa antes de se envolver com eles . Muitos vendedores fraudulentos estão vagando pelas ruas virtuais por aí, e aprender a diferença entre o que é uma farsa e o que não é exige um pouco de habilidade. Verifique o Trustpilot, leia fóruns e análises e, em caso de dúvida, desative-o.
Cuidado com sites duvidosos
Saber a diferença entre um site seguro e um obscuro é uma grande habilidade para a segurança online. Sites sem a tag “https” no início do domínio são menos seguros . Quando você visita um site desonesto, eles podem rastrear o que você está fazendo, obter suas informações e injetar malware em seu dispositivo. Isso é especialmente verdadeiro se você clicar em um link malicioso ou oferecer voluntariamente suas informações pessoais a eles.
Por isso é muito importante investir em segurança digital. Usar um sistema antimalware forte junto com uma VPN de alta qualidade pode protegê-lo de muitas ameaças.
Não use cartões de débito para compras online
Ao contrário da maioria dos cartões de crédito, as compras com cartão de débito não são protegidas contra fraudes. O Fair Credit Billing Act (FCBA) protege as pessoas contra golpes de cartão de crédito e, quando você perde dinheiro, a empresa de cartão de crédito geralmente reembolsa suas perdas. Portanto, se você tiver a opção de usar um cartão de crédito, faça isso.
Crie um cartão virtual descartável
Serviços financeiros como Revolut, Wise, Citi Cards e NetSpend permitem que você crie cartões virtuais descartáveis de uso único para compras online. Usando isso, você pode minimizar os danos se comprar de um “vendedor” fraudulento. Embora na maioria dos casos você não consiga recuperar o dinheiro perdido, você pode impedi-los de receber mais. Em vez de ter que cancelar seu cartão e alertar seu banco, você pode simplesmente descartar o cartão para que nenhum dinheiro seja roubado de você.
Usar uma VPN
O uso de uma VPN pode protegê-lo ao navegar em Wi-Fi público ou ao visitar sites desconhecidos. Uma VPN também protege sua identidade digital de bisbilhoteiros que procuram informações como seus detalhes de contato, endereço IP ou atividade online que eles podem usar para enganá-lo. No entanto, eles não podem protegê-lo contra golpes de engenharia social – nos quais você entrega seus dados voluntariamente.
Uma VPN também pode ajudá-lo a encontrar ofertas ainda melhores na Black Friday de varejistas que usam técnicas de preços dinâmicos. Apenas esconda sua atividade online de empresas bisbilhoteiras e mude para um endereço IP em uma região mais barata, e aproveite os benefícios!
Lista de verificação rápida para evitar golpes na Black Friday |
✅ Compre apenas com vendedores confiáveis |
✅ Use cartões de crédito em vez de cartões de débito |
✅ Opte por compras na loja |
✅ Cuidado com sites desonestos |
✅ Crie um cartão virtual descartável |
✅ Use uma VPN para proteger sua conexão |
O CyberGhost VPN pode protegê-lo dos golpes da Black Friday?
O CyberGhost é um serviço VPN de classe mundial . No entanto, não vou mentir para você e dizer que uma VPN pode protegê-lo dos golpes da Black Friday – eles não podem. As VPNs podem proteger sua privacidade online de hackers, bisbilhoteiros, vigilância governamental e anunciantes implacáveis , ocultando sua identidade. Mas se você inserir os detalhes do seu cartão em um site fraudulento, está fora do controle de qualquer outra pessoa.
O problema é que os golpes da Black Friday não são a única ameaça digital que você enfrentará online - é um campo de batalha lá fora todos os dias do ano. Se você está preocupado com sua segurança na Internet, considere investir em uma VPN.
Mantenha-se seguro nesta sexta-feira negra
A Black Friday carrega uma história rica e interessante e continua a ser um horário nobre para obter preços baixos em produtos caros. Não deixe que os cibercriminosos suguem a diversão de suas compras na Black Friday , armando-se para o campo de batalha dos golpes. Embora o uso de uma VPN não possa protegê-lo se você voluntariamente fornecer seus detalhes para as pessoas erradas, ela pode protegê-lo de bisbilhoteiros em sua rede, vigilância e anunciantes.
Perguntas frequentes
Muitas vezes, você pode encontrar preços com grandes descontos na Black Friday, pois varejistas e vendedores tentam limpar o estoque. É importante saber o valor regular do produto que você está comprando para saber se é realmente um bom negócio ou não. Certifique-se de comprar de varejistas genuínos e evite golpes de Black Friday .
Embora certamente existam ótimas ofertas na Black Friday, os compradores experientes devem ter cautela. Por um lado, muitos varejistas usam líderes de perda, que são itens com grandes descontos para atrair compradores para a loja com a esperança de que eles gastem mais dinheiro em outros itens. Muitos varejistas também marcam os preços dos itens antes da Black Friday para que possam dar “grandes descontos” no dia que não são realmente um desconto.
-
-
-
-
- Golpes de phishing da Black Friday. Você pode receber e-mails de phishing, textos de phishing por SMS ou mensagens de mídia social oferecendo ofertas exclusivas de Black Friday com links maliciosos.
- Golpes de não entrega. É quando você compra um produto de um vendedor falso e ele nunca chega.
- Golpes de coleta de pacotes falsos. Você pode receber mensagens de texto dizendo que precisa pagar uma pequena taxa para coletar um pacote que alguém lhe enviou. Você será solicitado a preencher os dados do seu cartão para pagar a pequena taxa.
-
-
-
-
-
-
-
- Se parece bom demais, provavelmente é
- Só efetue pagamentos se você se sentir 100% confiante sobre eles
- Não forneça dados pessoais
- Pesquise novas marcas e sites antes de comprar deles
- Não clique em links suspeitos
- Use uma VPN forte para proteger sua privacidade online ao visitar sites desconhecidos.
-
-
-
Referências
- https://business.adobe.com/resources/holiday-shopping-report.html
- https://www.theguardian.com/technology/2021/nov/22/banks-police-shoppers-vigilant-black-friday-scams
- https://www.sensormatic.com/resources/pr/2021/2021-black-friday-recap
- https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0215844